7 dicas sobre tapetes

     Os tapetes além de trazem aconchego e conforto ao seu ambiente, também ajudam na hora de posicionar seus móveis, delimitam ambientes, ajudam na acústica, escondem imperfeições do piso. Neste post vou dar algumas dicas para facilitar a escolha do tapete certo, de acordo com a necessidade e uso que ele terá.Se você estiver começando um projeto para seu ambiente deixe a escolha do tapete por ultimo. Há não ser que o destaque principal do seu ambiente seja o tapete.


    1)      Tipos: Tapetes orientais, tapetes e carpetes sob medida, tapetes de fibras naturais, tapetes de fibras sintéticas, tapetes em lycra feitos artesanalmente e tapetes de pele e couro.

    2)      Tamanho: Se a função é delimitar o ambiente (como exemplo de sala de estar e jantar), o ideal é que todos os móveis fiquem 20cm sobre o tapete. Para destacar um móvel, como uma cama, ele devera estar 80cm dos limites da mesma. Para a mesa de jantar, o ideal é que o tapete também passe no mínimo 70cm além do tampo da mesa, para quando arrastar as cadeiras, elas fiquem sobre o tapete.

    3)       Formato: Não tem regra sobre o formato, depende muito da decoração proposta para o ambiente. Geralmente em ambientes mais clássicos são utilizados modelos quadrados e retangulares, este formato também são ideais para salas de jantar e estar. Os tapetes redondos dão um toque de ousadia e descontração ao ambiente, e também é uma boa saída para ambientes pequenos.

    4)    Textura: Os tapetes fofinhos ficam mais aconchegantes em salas de estar, home theater e quartos. Os de fibra sintética são mais resistentes então são ideais para áreas onde há maior possibilidade de serem sujos.

    5)      Estampas: Deve-se levar em conta toda a decoração o ambiente (cores, estampas e texturas). Para ambientes que possuem mais de um tapete, eles não precisam ser iguais, mas devem combinar podendo ser um estampado e um liso com tonalidades que tenha no outro. Em sala de estar, se o tapete for o destaque, opte por mesa de centro leve. Para não errar na escolha, você pode escolher tons e estampadas que combinem com as almofadas, realçando ainda mais seu tapete. Tapetes escuros dão sensação que o ambiente é maior, se essa não é sua vontade, opte por tons claros.

    6)      Segurança: Para evitar tropeços e escorregamentos, cole antiderrapantes embaixo dos tapetes ou opte por tapetes emborrachados. Respeite a regrinha de deixar 20cm mencionada no item 1. Para pessoas com alergias o ideal são os tapetes de fibra sintética ou com tratamento adequado.

    7)      Manutenção: Para a limpeza do dia a dia, utilize aspirador de pó. Em caso de manchas, deve-se lavar com detergente neutro. Para uma manutenção mais completa e eficiente, o ideal é procurar profissionais especializados na limpeza de tapetes.



    Segue algumas imagens que ilustram algumas dicas citadas à cima e outras que podem facilitar na hora de posicionar seu tapete em salas e quartos. 

1) Os móveis estão 20cm sobre o tapete
2) O tapete esta delimitando todo o ambiente (todos os móveis sobre o tapete)


1) Tapete acompanha a largura dos criados mudos, no caso ocupei 60cm nas laterais na cama então na ponta da cama também deixei 60cm de espaço para o tapete.
2) Deixando 15cm de espaço entre tapete e criado mudo, largura acompanha a mesma linha dos criados mudos e ponta da cama no mesmo espaçamento da largura, no caso deste ambiente 60cm.
3) Todos móveis sobre o tapete, acompanhando a largura total do mobiliário.
4) O tapete esta 60cm para dentro da cama e 80cm para fora.


1) Tapetes nas duas laterais da cama, pequeno afastamento dos criados mudos e acompanhando comprimento da cama e largura dos criados mudos.
2) Acrescentando um tapete na ponta da cama nas mesmas dimensões dos laterais.
3) Tapete na ponta da cama acompanhando seu comprimento.
4) Tapete com 50cm para dentro da cama e 50cm para fora.



Comentários

Postagens mais visitadas