20 Cadeiras e Poltronas que fizeram e ainda fazem história:


Olá,

Não tem como gostar de decoração de interiores e não se interessar pelas cadeiras então separei uma lista com 20 cadeiras e cadeiras e poltronas famosas por ordem cronológica contando um pouco sobre quem projetou e um pouco do móvel. E como foi difícil escolher apenas 20, essa lista ficaria enorme se fosse colocar as top das tops. E algumas das peças servem de inspiração até hoje. Um pouco de história e inspiração para todos hoje!

“A cadeira certa pode ser fonte de boas ideias”.


1 - Thonet (1859) – Criada por Michael Thonet, esta cadeira foi à primeira criada em massa.  Os detalhes desta peça são a madeira envergada e o assento em palha. Embora hoje já se encontre estas cadeiras com algumas variações, a sua essência permanece. Outra característica de Thonet eram as cadeiras desmontáveis. 



2 - Wassily (1925) – Criada pelo Húngaro Marcel Breuer, esta cadeira inicialmente chamada de modelo B3 foi inspirada no guidão da bicicleta Adler do designer e foi um dos primeiros produtos a surgir da Dessau Bauhaus, que foi uma escola reconhecida pelos designs funcionais. Os primeiros modelos tinham o acento e o encosto em lona nas cores preta e branca, dizem que havia uma versão popular que utilizava malha de aço. Mais tarde, o designer substitui a lona por couro preto tornando o produto ainda mais luxuoso, apesar de ainda ser comercializado o modelo com lona. 


3 - Cesca ou B32 (1928) – Criada pelo arquiteto Marcel Breuer, esta cadeira recebeu este nome em homenagem a filha do arquiteto, Francesca. Até hoje está cadeira é fabricada em várias partes do mundo. Este modelo foi considerado um mobiliário doméstico revolucionário e até hoje é fabricado em várias partes do mundo.


4 - Barcelona (1929) – Criada pelo arquiteto alemão Ludwig Mies Van der Rohe e sua sócia Lilly Reich. Esta cadeira é luxuosa e elegantemente moderna, projetada como um trono, combinando cromo refletivo com couro de porco cor de mármore (as versões posteriores, em ao invés desde material, utilizavam couro bovino). Ela é baixa, larga e ligeiramente inclinada, esta cadeira consegue sugerir conforto, formalidade e luxo ao mesmo tempo. Pode ser usada em qualquer ambiente que preze charme e requinte. A cadeira Barcelona faz parte de um projeto de design de interior que conta com mesas, bancos e outros itens de decoração, sendo a cadeira a mais imitada. Atualmente é possível encontra-la em diversas cores.


5 - Paimio (1931/1932) – O arquiteto Hugo Alvar Henrik Aalto construiu o sanatório para tuberculose em Paimio de 1929 a 1933. Sua preocupação com o bem estar dos pacientes, que em função da doença permaneceriam longos períodos de tempo no local, foi o ponto principal em seu projeto. Por essa preocupação, ele criou a poltrona Paimio ou 41. Aalto projetou ela para que os pacientes com tuberculose sentassem e respirassem com mais facilidade, pois seu encosto tem a melhor angulação. Ele preferiu utilizar madeira por achar o material mais adequado para moveis, por seu natural calor e tato. Hoje as poltronas são fabricadas na Finlândia e podem der adquiridas nas lojas Artek ou online.


6 - Nº406 (1938/1939) – Também projetada pelo finlandês Alvar Aalto, esta cadeira é considerada uma das grandes revolucionarias do design mobiliário, principalmente devido ao conforto da gravidade. Originalmente, foi fabricada com madeira natural acabada e tiras em tecido trançado. Possui um caráter inovador, de madeira compensada, que na época ainda era considerado pouco usual na fabricação de móveis. O design do arquiteto conseguiu criar elasticidade para o formato S de sua estrutura, com total equilíbrio ergonômico.


7 - LCW (Lounge Chair Wood) (1945) – Criada pelo casal de designers norte-americanos Charles Ormond Eames, Jr e Bernice Alexandra “Ray” Eames. Uma criação robusta e confortável que possui um preço acessível, na época foi perfeito para a população e para o casal Eames, que significou um avança em suas carreiras. O assento e encosto são unidos por uma curva de compensados e um suporte nas junções, permite uma lixeira flexibilidade. Tudo era feito na casa deles, com uma maquina que denominavam “Kazam”, que pressionava folhas finas de laminado de madeira contra uma membrana aquecida.


8 - DSW Eames (1950) – Também criada pelos designers Charles Eames e Ray Eames, esta cadeira foi projetada com uma base sólida em arame e madeira e amortecedores de borracha para suportar uma pessoa sentada por um longo período. Atualmente ela é encontrada mais facilmente em polipropileno no assento. Seu design continua firme até os dias atuais, se encaixando em qualquer ambiente.


9 - Diamante (1952/1953) – Criada pelo italiano Harry Bertoia, a cadeira foi feita com fios metálicos dobrados e soldados com cobertura de vinil cromado. Nos anos 50 Bertoia projetou com muita fineza e requinte uma linha de mobiliário, dentre elas a foi a cadeira diamante.


10 - Model 3107 (1955) – Criada pelo arquiteto e designer dinamarquês Arne Jacobsen, está cadeira conquistou o mundo, sendo uma das mais populares do século XX. A “série 7” possui o uso de materiais leves, uma estrutura leve e fácil armazenamento.


11 - Tulipa (1955/1956) – Criada pelo Designer Eero Saarinen, a cadeira que possui este nome por lembrar o formato de uma tulipa, ela possui uma versão com apoio para os braços e uma sem. A base da cadeira é de alumínio com revestimento em plástico para combinar com a parte superior, dando a aparência de ser uma apenas uma unidade. Seu assento é moldado em fibra de vidro revestido em plástico com almofada estofada removível com fecho de velcro. A cadeira possui um ar futurístico e fez sucesso ao aparecer no seriado Star Trek nos anos 60.


12 - E 670 (1956) – Mais uma criação do casal americano Charles e Ray Eames, com resultado icônico e consagrado até os dias atuais. Eles queriam que a peça tivesse uma aparência receptiva, como uma luva de beisebol, que se encaixa perfeitamente na mão. A estrutura possui um encosto para a cabeça e para as costas, cada uma delas é feita com cinco camadas fundidas de madeira compensada, mais duas camadas de revestimento de pau rosa brasileiro.


13 - Swan (1958) Projetada pelo arquiteto Arne Jacobsen para decorar o lobby do Hotel Royal, em Copenhague a cadeira possui curvas perfeitas e acabamento impecável, sendo perfeita para dar elegância e conforto a qualquer ambiente.


14 -  Egg (1958) – Projetada pelo arquiteto dinamarquês, que também atuou como decorador, projetista de móveis e produtos. A poltrona Egg foi desenhada para a recepção do Royal Hotel de Copenhagen Foi o primeiro a usar uma espuma firme em forma de concha sob o estofamento. E como um escultor ele trabalhou com argila na garagem de sua casa, buscando a forma perfeita de concha. A poltrona se tronou famosa em todo o mundo, sendo um ícone no design mobiliário, podendo ser usada tanto em ambientes comerciais como em residenciais.


15 - Shell Chair (1963) – Criada pela designer dinamarquês Hans J. Wegner, que era apaixonado pela madeira e tinha rara sensibilidade para compreendê-la em todos os seus aspectos. Ainda na adolescência, aprendeu sobre marcenaria com artesãos do interior da Dinamarca. Então em 1963 projetou a cadeira Shell Chair, também conhecida como cadeira sorriso, pois aparenta dar um largo sorriso. É uma cadeira escultural de madeira compensada curvada, apoiada sobre três pés o móvel tem total estabilidade.


16 - Wiggle (1972) – Criada pelo arquiteto canadense esta cadeira revolucionou o design de móveis da sua época. Com o uso de 60 camadas de papelão robusto, com um design cheio de curvas sinuosas e muita inovação.


17 - Balanço Chaise (1977) – Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer em parceria com a filha Anna Maria Niemeyer. Nesta peça, os apoios são reduzidos para valorizar as curvas, que é o traço característico do Niemeyer, e a torna ainda mais leve pelo uso da palhinha.


18 - Aeron (1992) – Criada por Bill Stumpf(designer e também estudou medicina ortopédica e vascular, realizou uma extensa pesquisa sobre ergonomia) e Don Chadwick (designer). Com seu design inovador para escritórios esta cadeira rendeu um lugar permanente no Museu de Arte Moderna em Nova York, o MoMA. Seu assento e encosto são produzidos em malha esticada, semitransparente e flexível que pode ser personalizada de acordo com extensões modulares para a região lombar e sacral. Uma cadeira que cadeira que possui muito conforto. Na época esta cadeira foi projetada para melhorar os espaços de convivência para os idosos. Atualmente, a cadeira é produzida pela empresa Herman Miller.


19 - Air Chair (1999) – Projetada pelo designer inglês Jasper Morrison em parceria com artesãos da vila de Vallaurius, na França e todas as peças foram produzidas a mão. A cadeira é empilhável e leve, contendo uma alça para empilhar. Possui praticidade, simplicidade e modernidade. Produzida em diversas cores, feita em polipropileno e fibra de vidro, ela é uma cadeira resistente e durável, podendo ser utilizada em ambientes internos e externos.  


20 - Diz (2001) – Projetada pelo famoso designer brasileiro Sergio Rodrigues que morreu em setembro de 2014.  A proposta de Sergio era de fazer uma cadeira toda feita de madeira maciça e ainda assim que fosse confortável. Seu assento e o encosto são de compensado moldado em dupla curvatura, folheado em madeira de lei. Esta cadeira recebeu o prêmio do Museu da Casa Brasileira, em 2007.


Comentários

Postagens mais visitadas