11 dicas para planejar o quarto do seu bebê

Hoje meu post vai para todas as mamães e futuras mamães. Prontas para deixarem o “ninho” com tudo que você e seu bebê necessitam?

Darei algumas dicas e ideias para todos os tamanhos de quartos, para você decorar o seu ambiente, deixando ele acolhedor e confortável. Mas além da estética desse ambiente, não se esqueçam de que é muito importante que ele seja prático, seguro e organizado.

1º dica:
Assim como já postei em outro tema, tirar a medida do ambiente é essencial. Então pegue sua trena e tire todas as medidas das paredes e móveis que já existem no local e que iram permanecer. Assim na hora de comprar você terá ideia das dimensões do ambiente.



2º dica:
Agora vamos listar os itens que você necessita comprar, analisando as necessidades. Se for o primeiro filho e você não tem ideia de todos os itens que precisa, você pode conversar com pessoas que já possuem filhos. Assim pode evitar gastos comprando algo que não necessita. O básico seria: berço, cômoda (que pode servir para apoio de trocador de fraldas), uma poltrona para amamentar e mesa de apoio caso tenha espaço. Lembre-se que para bebês não vale a pena encher o quarto de móveis ou objetos para deixar o ambiente carregado. Com poucos itens você deixa seu ambiente arejado e com maior facilidade para limpeza.










3º dica:
Como você já tirou as medidas do quarto, vamos analisar o tamanho do quarto para escolher o mobiliário adequado.
Para ambientes pequenos escolha móveis com mais de uma função, como um berço que já venha com gavetas ou com trocador acoplado. Também já existem berços que viram mini cama, assim você investe em algo que irá utilizar por mais tempo. Na hora da compra, certifique-se de comprar algo seguro para seu bebê, se ele possui firmeza e é estável. A altura do estrado deve ter no mínimo 60 cm de profundidade quando colocado na ultima posição.
Usar a cômoda como apoio para trocador de fraldas. Ao escolher o trocador, certifique-se que ele seja confortável, macio e forrado com plástico e removível para facilitar a limpeza ou capas de outros tecidos para retirar e lavar sempre que necessário.
E se for comprar uma cômoda pense em comprar uma um pouco maior, de preferência com mais opções de tamanhos de gavetas (para peças maiores e menores). Pois as roupinhas pequenas vão deixando de servir muito rápido e as maiores serão cada vez mais volumosas, assim você também evita um gasto no futuro.
Se a cômoda tiver que ser pequena, você pode colocar prateleiras ou armários suspensos. Pode também colocar uma lixeira pequena no chão ao lado da cômoda para facilitar a limpeza na hora que esta atendendo seu bebê.







4º dica:
Um item que você pode comprar e aproveitar em outros ambientes depois é a poltrona. Então opte por uma cor neutra, assim fica mais fácil de adequar a outro ambiente. O ideal é que seja forrada com couro sintético ou natural, pois ambos tornam a limpeza mais fácil.











5º dica:
O mosquiteiro é um item fundamental no berço do bebê. Pois eles previnem a picadas de insetos. Se o berço que você comprou não possui a estrutura para ele. Você pode fixar um suporte no teto. O tecido ideal é o tule.





6º dica:
Posicione o mobiliário para que o ambiente fique com a circulação correta.
O berço deve estar posicionado em um local de fácil acesso para que você possa atender seu bebê com rapidez. Além disso, as mamães adoram dar aquela espiadinha de vez em quando, então pode posicionar em um local que quando você abrir a porta do quarto consiga vê-lo, sem deixar a luz de fora ir diretamente ao rostinho dele, levando em consideração que o mais importante é deixar o berço longe de correntes de ar. Se deixar ele encostado em uma das paredes, poderá ter maior espaço no quarto.
Conforme seu bebê for crescendo ele vai começar a andar por este ambiente, cair, esbarrar, então evite pontas e vidros nos móveis.








7º dica:
Há diversos tipos de revestimentos para o piso que você pode escolher. Ele deve ter fácil manutenção na limpeza. Os pisos de vinil são os mais indicados, pois são emborrachados, facilitando na hora de engatinhar e para tombos. Ou ainda o laminado que também ajuda a aquecer o ambiente.






8º dica:
Use tampões protetores em todas as tomadas do quarto. Conforme seu bebê ir crescendo, as tomadas possuem um alto risco de choque.


9º dica:
Evitar o fácil acesso as janelas. Móveis nos quais seu bebe vai conseguir subir e se aproximar delas. Para maior segurança, coloque redes ou grades de proteção nas janelas.


10º dica:
E agora após definir os itens básicos, chegamos a parte mais gostosa, escolher a decoração.
Na hora de escolher a cor do quarto, prefira tons e cores suaves para garantir uma atmosfera tranquila, acolhedora e calma. Se quiser um tom mais colorido, aplique nos objetos decorativos. Você pode pintar todas as paredes em um tom pastel, e colocar um papel de parede em uma das paredes, ou se ele for delicado, pode ser em todas as paredes. Ou ainda adesivos como faixas em todas as paredes.
Em um antigo post falo sobre as cores, você pode ver as sensações que cada cor proporciona e escolher o tom mais claro dela.
As cortinas devem ser praticas na hora de limpar, por isso aconselho tecidos leves e suaves como o voal para os ambientes que possuem pouca incidência de sol. Para aqueles onde o sol é mais forte, pode optar por um tecido que possua menos transparência, como o algodão.
Os móveis também em tons neutros para não enjoar e não pesar o ambiente. Assim pode escolher o tema do seu ambiente e aplicar em estofados, almofadas, cobertores, mantas, lençóis, etc.
Leve em conta que seu bebê cresce muito rápido, então cuidado na escolha do tema da sua decoração, para não ter gastos futuros ou ter que fazer mudanças com frequência no ambiente.
Muitas mamães fazem fotos durante a gravidez e newborn quando seu bebê nasce, decore o quarto com essas fotos, fazendo composições lindas.




11º dica:
A iluminação também deve ser pensada. Você ira precisar de diversas intensidades, dependendo do caso. Então você pode utilizar um interruptor com dimmer, assim pode suavizar a luz quando necessário. Um abajur além da iluminação direta também pode ajudar.

Compartilho com vocês as imagens em 3D dos três modelos de projetos que fiz para vocês visualizarem um pouco do que pode ser feito. Espero que tenham gostado e que as dicas tenham sido de boa utilidade para montar o quarto do seu bebê da melhor forma possível.

Modelo1



Modelo 2



Modelo 3


Comentários

  1. Gostei das dicas! Como o espaço do quarto não é tão grande, ainda mais que nele tem a minha escrivaninha de trabalho, optei por comprar um berço com a comoda acoplada. Ele já veio com o varal para colocar o mosquiteiro, mas os tradicionais que deixam só uma abertura na frente não fica legal, porque a sobra de tule em uma das laterais fica aglomerada em cima da comoda.

    Vc sabe onde poderia achar um mosqueteiro como você sugere em seus projetos, que passe por cima do varal e deixe as laterais livres?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Fabiane,
    Neste caso você pode usar o varal para pendurar o arco de ursinhos e colocar o mosquiteiro com o suporte no teto. Pode centralizar ele com o móvel para que fique bem distribuído. O ideal também é cobrir a comoda neste caso.
    Ou com prendedores decorativos fechar bem essa lateral do berço e deixar a comoda de fora (para mosquiteiros com duas aberturas.
    Você pode encontrar em lojas que vendem o enxoval de bebê ou aquelas vendem tudo relacionado a bebê.
    Espero que tenha entendido a descrição dos detalhes.
    Qualquer duvida pode me mandar um e-mail que envio fotos para você visualizar melhor. projetoskg@gmail.com
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas