Tecidos

Bom dia,
Para você escolher qual o tipo de tecido ideal na sua decoração (almofadas, cortinas, estofados...), deve conhecer um pouco sobre eles. Então separei uma lista com alguns tecidos (os mais utilizados) e suas características básicas, lembrando que são classificados em dois tipos, os sintéticos e os naturais.

As fibras sintéticas são produzidas pelo homem. Entre elas, temos as seguintes fibras e tecidos:
  • Ultra suede: Parecido com a camurça ele é tecido durável e possui bastante resistência, inclusive a manchas. Bastante utilizado para estofar sofás e poltronas. Indico este tecido para quem possui gatos em casa, pois ele tem as tramas bem fechadas. Estofei meus sofás com esse tecido já faz uns dois anos e tenho dois gatos em casa e o tecido está perfeito, logico que de vez em quando aparo as unhas dos felinos.
  • Acetato: É a seda sintética, muito utilizada em cortinas, almofadas, estofamento de cadeiras, entre outros. Possui resistência, não encolhe e não amassa.
  • Acrílico: Este tecido é leve, suave, quente, absorve e libera rapidamente a umidade, é resistente a degradação do sol e traças. Utilizado principalmente em tapetes.
  • Poliéster: Este é um tecido de fácil manutenção e forte. Bastante utilizado em cortinas por ser resistente ao sol, ele possui um pouco de brilho e é liso. O Voil é um tecido feito com poliéster, que possui leveza e transparência.
    A organza é outro exemplo desta fibra que pode substituir o voil, possui tecido fino e brilhante.
  •  Nylon: É um tecido durável, forte, leve, não encolhe, possui secagem rápida e bom caimento. Pode ser utilizado em cortinas, almofadas e em estofamentos.  Mas para ambientes quentes ele pode ser quente e úmido. A organza também pode ser produzida com o nylon.
  • Couro sintético: composto por poliéster, nylon e poliuretano. Não possuem as irregularidades do couro natural. Possui diversas cores, estampas e texturas. 



As fibras naturais são de origem animal, mineral ou vegetal.
  • Seda: Possui boa qualidade de absorção e é um tecido confortável. Mas possui baixa resistência. Pode ser utilizado em almofadas, colchas e estofamentos.
  • Algodão: Os tecidos feitos com essa fibra são confortáveis, versáteis e duráveis a todo tipo de clima. Ele possui alta capacidade de absorção, secagem rápida e baixa tendência em causar reações alérgicas. Pode ser misturado com qualquer outro tipo de fibra.
  • Linho: Possui secagem rápida, alta absorção, grande resistência e baixa elasticidade.  Como esta fibra amassa com facilidade, você pode misturar com outras fibras (algodão ou viscose) para reduzir este problema. Pode ser utilizados para em estofamentos, almofadas e em cortinas.


Alguns tipos de tecidos, são formados com a mistura de fibras, segue alguns:
  • Sarja: é um tecido macio e resistente. Utilizado em estofados, capas e almofadas. Este tecido é composto por lã, algodão ou mistos.
  • Chenille: Este tecido é maleável, portanto, proporciona maciez. Dependendo do fornecedor este tecido pode ser feito de algodão, seda, viscose, poliéster, poliamida e lã. Utilizado em estofamentos, almofadas, cortinas, colchas e tapetes.

  • Veludo: é um tecido quente, resistente e com bom caimento. Pode ser feito com seda, poliéster ou algodão. Conhecidos por darem um toque de classe e elegância aos ambientes, são utilizados em estofados, cortinas e almofadas.


  • Acquablock: Compostos por fibras especiais a base de algodão e poliéster, que são envolvidas com uma resina resistente, que o torna impermeável. Possui toque macio e agradável, com alta resistência ao sol e ao desgaste. Mas isso não significa que ele possa ficar exposto à umidade constante. Utilizados em estofamentos e em almofadas. Podem ser utilizados em áreas externas, cuidando para não deixar exposto por longos períodos a umidade e sol, pois apesar de ser resistente não esta imune a fungos.



Algumas imagens foram retiradas da internet para ilustrar os exemplos.


Comentários

Postagens mais visitadas