Sete dicas para escolher a cortina certa para seu ambiente

Olá!
Hoje vou dar sequencia ao assunto do post passado passando algumas dicas de como usar as cortinas. Com 7 regrinhas para ajudar você a fazer a escolha certa.

1º Dica – É importante não errar a medida.
O primeiro passo é tirar as medidas da largura e altura da janela, então pegue sua trena e mãos a obra. Deixe uma folga de 20 cm para cada lado da cortina (superior e inferior). Exemplo: Se a janela tem a largura de 2 metros, deixando 20 cm de cada lado, a largura ideal para a cortina seria de 240 cm.





2º Dica – Escolhendo o comprimento da sua cortina.
Agora com as medidas em mãos vamos analisar a parede onde você ira colocar a cortina. Se não tiver nenhum móvel abaixo da janela, você pode colocar a cortina até o chão, pois isso ajudara a dar a sensação de amplitude e alongamento do pé direito e ainda garante um visual mais elegante para o ambiente. Se tiver algum móvel na frente opte por uma cortina mais curta, respeitando os 20 cm. Exemplo: Se você possui uma janela com 150 cm de altura, deixe 20 cm de cada lado. A altura ideal seria de 190 cm. Se o pé direito do ambiente for baixo, aconselho instalar o varão o mais próximo possível do teto, para novamente dar a impressão de um ambiente maior. Se o seu pé direito for acima de 270 cm de altura, você pode instalar o varão um pouco acima da janela.
O forro de gesso também pode ser um bom aliado para fazer um cortineiro, onde o trilho da cortina não fica aparente (ideal prever durante a obra), ele dará um ótimo acabamento ao ambiente.

(Cortina rolo motorizada blackout, longa em porta janela e curta em janela)


3º dica – Função da cortina no ambiente.
Após ter tirado as medidas e definido o tamanho da sua cortina, chegou a hora de analisar qual a função que ela terá no ambiente.
Apenas decorativa? Para ter um controle de luminosidade? Ter mais privacidade?
Esta definição ajudara você a escolher o modelo e tecido da cortina.
Em ambientes que você necessita ter maior isolamento da claridade, uma boa dica é utilizar o tecido blackout.

(cortina rolo blackout para controle de luminosidade na cozinha)


4º dica – Função Decorativa
Se a função for decorativa, você deve ter alguns cuidados. Para ambientes muito coloridos opte por cortinas neutras e para ambientes que possui cores neutras, de preferencia para estampas e cores marcantes.  As estampadas combinam com ambientes mais despojados e em quartos de crianças. Se o local for muito escuro, opte por uma cortina mais leve, de cor clara, ajudando a deixar o ambiente mais claro. Lembrando que você deve analisar todos os elementos que estão no ambiente para manter a harmonia. A cortina pode ser um complemento na decoração ou o destaque do ambiente.



5º dica – Fixação e tipo de cortina
Agora com todas estas definições vamos escolher o tipo de fixação. Os varões são práticos e fáceis e você pode escolher diversos tipos de acabamento (cromado, madeira e pintado). O cortineiro que fica com trilhos escondidos no forro de gesso é outra opção que está sendo muito utilizada e deixa o ambiente elegante. Um trilho que fica exposto, sendo que sua forma e material devem combinar com os outros elementos do ambiente.  E você também pode utilizar o bando para esconder esse trilho.  Pode também optar por persianas (descritas no post anterior). As verticais são ideias para escritórios.








6º dica – Tecidos
Temos diversos tipos de tecidos, que irei escrever em outro post, devido a quantidade de informações, mas já adianto algumas dicas básicas nessa escolha. Para quem quer uma manutenção fácil, opte por tecidos sintéticos e voil.
Se quiser um ambiente imponente, opte por veludo e seda. E para um ambiente despojado, você pode utilizar a fibra, bambu ou algodão.






7º dica - Cor da cortina
Chegou a parte onde muitos ficam em duvida. Quando for escolher a cor da cortina você tem que analisar se quer dar destaque ou que ela se misture com o restante da composição do ambiente.
Então se quiser que ela misture ao ambiente opte por cores neutras, semelhantes ao tom da parede. Se as tonalidades do seu ambiente são neutros, escolha uma cor chamativa e mais ousada para a cortina. O post de julho de 2013 também contem um pouco sobre as cores e podem auxiliar na sua escolha.






Para qualquer duvida ou se quiserem ajuda na escolha da sua cortina, podem entrar em contato comigo.
Algumas imagens foram retiradas da internet e as que estão com logo da KG são de meus projetos.



Beijos e uma boa tarde para todos!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas